Escola da Inovação forma 32 alunos em Nova Petrópolis

Promovida pelo Instituto Hélice, turma ocorreu pela primeira vez no Município

Foto: Luis Bisol

A primeira turma da Escola da Inovação (EI) em Nova Petrópolis formou 32 alunos, no mês de julho, finalizando três meses de muitos estudos. A jornada imersiva foi gerida pelo Instituto Hélice, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) e da Sicredi Pioneira. As aulas começaram em abril e ocorreram no Órbita, hub da Acinp, e no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, além de outras sedes. 

A EI ocorre desde 2022 em Caxias do Sul, tendo formado 177 profissionais no total. Em 2025, o Hélice buscou expandir a escola para outras localidades, tendo em Nova Petrópolis sua primeira turma fora de Caxias. A iniciativa é gerenciada pelo Hélice, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Uniftec. 

Para a aluna Raquel Theobald, participar da Escola da Inovação foi uma experiência desafiadora. “Todos os dias, tivemos conteúdos distintos e inovadores que provocavam e instigavam a ver as coisas de um modo diferente. Eu sugiro a todos que possam experenciar essa jornada imersiva da Escola da Inovação”, indica.  

Conforme a diretora-executiva do Hélice, Katherin Misura, a EI traz uma experiência sólida aos participantes. “Ao término dos encontros, os alunos conseguem colocar em prática o que aprenderam e propõem uma solução para o mercado. É inovação com empreendedorismo a serviço da transformação da realidade”, define. 

Para este semestre, a grade foi alterada com a inclusão de uma cadeira específica sobre Inteligência Artificial. São abordados conteúdos como futuro, ESG (Ambiente, Social e Governança), ideação e lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, gamificação, nanotecnologia, robótica, prototipagem, entre outros. O encerramento contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.   

Mais informações e pré-inscrição para as próximas turmas podem ser conferidos em https://www.escoladainovacao.com/.  

 

Sobre o Instituto Hélice   

O Instituto Hélice foi fundado em 2018 e é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação

 aberta junto às empresas associadas. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups.

 Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network

 e manifestar interesse. As seis empresas mantenedoras do Hélice são Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.

Comentários