ADIB visita Jablonec nad Nisou e propõe fortalecimento da irmandade com cidade de Nova Petrópolis

Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia protagoniza encontro na República Tcheca para retomada de laços históricos e culturais

Fotos: Divulgação ADIB

A Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB) visitou Jablonec nad Nisou para retomar e fortalecer relações de irmandade entre Nova Petrópolis a cidade da República Tcheca. No dia 6 de agosto, a vice-presidente da ADIB, Luciane Schommer, esteve em Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, para estabelecer um canal de diálogo ativo com as autoridades de Jablonec nad Nisou, com vistas à elaboração de novas ações conjuntas, visitas recíprocas e à revalidação institucional da irmandade celebrada há 19 anos, oficializada em 8 de abril de 2006.

A representante da ADIB foi recebida pelo prefeito de Jablonec nad Nisou, Ing. Miloš VELE, e pela assessora do prefeito, Kateřina Hujerová. O encontro também contou com a presença do Cônsul Adjunto da Área Cultural, Compatriotas e Educação do Consulado de São Paulo, Viktor Dolista, cujo apoio foi fundamental para a missão.

Na oportunidade, foi entregue um ofício com o objetivo de reafirmar os laços históricos, culturais e institucionais que unem as comunidades irmãs, bem como, propor a retomada ativa e o fortalecimento das relações de irmandade entre Nova Petrópolis e Jablonec nad Nisou, oficializada em 8 de abril de 2006, data em que o Brasil e a República Tcheca ficaram mais próximos.

O documento entregue foi assinado pelo prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; pelo vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva; pelo presidente da ADIB, Guilherme Stopassola Thiele, e pela vice-presidente da entidade, Luciane Schommer. A correspondência, também traduzida para o idioma tcheco, propôs a retomada ativa de ações conjuntas e o fortalecimento da parceria. Além disso, Luciane fez a entrega de um livro dos 50 Anos do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis e mimos institucionais da ADIB.

Segundo Luciane Schommer, a audiência foi marcada pela receptividade e interesse das autoridades tchecas. “A visita foi uma ótima oportunidade para retomar os laços da irmandade de 19 anos com Jablonec nad Nisou. Conversamos sobre trocas de experiências culturais, pesquisas históricas e possibilidades de intercâmbio acadêmico. Apesar da distância geográfica, a afinidade cultural e o respeito mútuo fortalecem nossa parceria”, destacou a vice-presidente da ADIB.

O presidente da ADIB, Guilherme Stopassola Thiele, também enfatizou a relevância deste reencontro. “A irmandade com Jablonec nad Nisou é um patrimônio cultural e histórico que precisamos preservar e fortalecer. Este momento de reaproximação nos motiva a ampliar o intercâmbio e a presença da cultura tcheca em nossa comunidade. Exemplo disso é o 2º Festival Tcheco no Brasil, que realizaremos em Nova Petrópolis nos dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro de 2025, para celebrarmos juntos os 105 Anos de Relações Diplomáticas entre Tchéquia e Brasil e os 150 Anos da Imigração Boêmia no Rio Grande do Sul. Reservem a data, pois será uma oportunidade única de vivermos nossa história e nossas raízes”, convidou o presidente.

Nova Petrópolis e Jablonec nad Nisou: uma irmandade de história e cultura

A irmandade entre as cidades de Nova Petrópolis e Jablonec nad Nisou foi firmada em 8 de abril de 2006. As características geográficas comuns, as heranças culturais e tradições semelhantes entre a comunidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, e o povo da região de Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, foram os principais motivadores para selar a irmandade cultural e política entre as cidades.

A Lei Municipal nº 3.561, de 23 de junho de 2006, que considera a cidade de Jablonec Nad Nisou cidade-irmã da cidade de Nova Petrópolis, assinada pelo então vice-prefeito de Nova Petrópolis no cargo de prefeito, Zelízio Antônio dos Santos, foi publicada no Diário Oficial do Município.

Há 19 anos, Nova Petrópolis e Jablonec Nad Nisou tornavam-se oficialmente cidades-irmãs, aproximando Brasil e República Tcheca, fomentando e promovendo o intercâmbio cultural, educacional, histórico e étnico entre suas comunidades.

Dois anos após a irmandade, a Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB) foi constituída, em 20 de junho de 2008, na localidade de Linha Imperial, Distrito dos Boêmios, região onde se concentraram as 223 famílias de Boêmios, formadas pelos imigrantes chegados entre os anos de 1870 e 1890. 

 Ao longo destes 17 anos, a ADIB atua com o objetivo principal de resgatar, preservar e cultivar a história, a cultura, a língua e os costumes dos imigrantes boêmios. Os descendentes dos imigrantes da Boêmia preservam os costumes e tradições, fomentam a propagação da cultura tcheca e perpetuam o legado dos seus antepassados. Atualmente, a associação possui cerca de 200 associados e uma diretoria ativa, que promove encontros mensais para debate, elaboração de projetos e prospecção de novas ações. A ADIB também promove a cultura e conhecimentos tchecos nas redes sociais da entidade, além de ações presenciais por meio de eventos e atividades. 

Neste ano de 2025, quando se celebram 150 Anos da Imigração Boêmia no Rio Grande do Sul, a visita à República Tcheca ganhou ainda mais significado, reforçando a intenção de ampliar o diálogo, planejar novas ações conjuntas e renovar o compromisso com a amizade e a cooperação internacional.

Galeria de imagens

Comentários