Inventário Arquitetônico mostra Ivoti como a cidade do Rio Grande do Sul com o maior número de casas enxaimel catalogadas

104 construções são em estilo enxaimel germânico

Foto: Divulgação/Comunicação Prefeitura de Ivoti

Em 2021, Ivoti deu um importante passo na valorização de sua história e arquitetura com a divulgação do Inventário Arquitetônico das Casas Enxaimel, disponível ao público no sistema digital da biblioteca municipal (acesso pelo link: https://ivoti.pergamum.com.br, basta digitar inventário arquitetônico na busca). O documento mapeia 177 imóveis de valor histórico em todo o município, consolidando Ivoti como a cidade com o maior número de casas enxaimel catalogadas no Rio Grande do Sul.

Desse total, 104 construções são em estilo enxaimel germânico, típica da imigração alemã. O estudo foi realizado pelas empresas VRP Arquitetura e Indhara: Projetos e Consultorias em Turismo e Patrimônio Cultural, por meio de processo licitatório promovido pelo município.

Além das casas enxaimel, o inventário também identifica outros estilos arquitetônicos relevantes, como construções com frontões recortados e bangalôs, evidenciando a diversidade do patrimônio local.

Entre as descobertas, estão verdadeiras relíquias: prédios com mais de 180 anos de história, incluindo imóveis datados de 1840. O levantamento revelou ainda a ampla distribuição dessas edificações, encontradas em todas as localidades de Ivoti – até mesmo na Colônia Japonesa, onde foi localizada uma casa enxaimel.

De acordo com os coordenadores do projeto, o trabalho foi minucioso e incluiu a revisão do inventário já existente, a investigação para inclusão de novos bens edificados, conversas com moradores, entrevistas e a compilação de dados. Além de registrar a história de cada local, foram incorporadas sugestões, observações, critérios e níveis de preservação, bem como recomendações específicas para cada imóvel.

Mais do que um simples registro, o documento se consolida como ferramenta fundamental para a preservação do patrimônio cultural de Ivoti. Ele serve também como base para o desenvolvimento de ações turísticas, como roteiros culturais e visitas guiadas.

Comentários