Nova Petrópolis participa do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil

Evento teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e práticas voltadas à prevenção, preparação e resposta a desastres naturais

Foto: Divulgação | Defesa Civil Nova Petrópolis

Nos dias 23, 24 e 25 de junho, o diretor de Proteção e Defesa Civil de Nova Petrópolis, Lucas Gustavo Attmann; o coordenador da Vigilância em Saúde de Nova Petrópolis, Rafael Aguiar Altreiter; e as bombeiras voluntárias de Nova Petrópolis, Eliana Eibel e Josiane Fernanda Medeiro da Silva, participaram do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O evento foi promovido pelos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O congresso ocorreu conjuntamente com o 4º Encontro Nacional do ICLEI e reuniu mais de 1.000 participantes, incluindo gestores públicos, coordenadores de Proteção e Defesa Civil, organismos multilaterais, academia e especialistas internacionais. A programação incluiu oficinas, visitas técnicas e debates com especialistas e representantes governamentais de diversos países que já enfrentaram catástrofes climáticas, como a enchente histórica ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024. O evento também contou com painéis sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil 2025–2035 e os planos estaduais.

O Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil teve como objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas à prevenção, preparação e resposta a desastres naturais e eventos climáticos extremos. A iniciativa buscou fortalecer a atuação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil, estimular a cooperação entre diferentes esferas de governo e instituições, além de contribuir para a construção de comunidades mais resilientes diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Para o diretor de Proteção e Defesa Civil de Nova Petrópolis, Lucas Gustavo Attmann, a participação do Município no congresso foi uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e fortalecer a rede de contatos na área. “Eventos como este são fundamentais para que possamos conhecer experiências bem-sucedidas, acompanhar as discussões mais atuais sobre gestão de riscos e desastres e trazer novas ideias para serem aplicadas em nosso Município. A troca de informações entre profissionais e instituições contribui diretamente para o fortalecimento da prevenção e da capacidade de resposta da Defesa Civil”, destacou Attmann.

Comentários