Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis lança Temporada de Inverno 2025

Evento marcou o início das ações promocionais e programações que prometem movimentar o Município durante os meses mais frios do ano

Foto: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

A Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis lançou, nesta terça-feira, 20 de maio, a Temporada de Inverno 2025. O lançamento oficial ocorreu no Auditório do Centro de Eventos e contou com a presença de autoridades locais, empresários, representantes do trade turístico local, imprensa e comunidade. O evento marcou o início das ações promocionais e programações que prometem movimentar o Município durante os meses mais frios do ano. Além da apresentação da temporada, a pasta também apresentou um balanço dos primeiros meses da atual gestão, com destaque para os avanços, projetos em andamento e metas futuras no setor de turismo e cultura.

Durante o lançamento, o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, destacou a importância dos eventos que ocorrem na temporada de inverno, como a Tricofest, o Festival Sabores da Colônia e o Festival Internacional de Folclore, e convidou a comunidade e os empresários a divulgarem esses eventos em suas redes sociais, como forma de engajar a população e atrair visitantes para o Município.

Sangali também revelou algumas novidades que farão parte do Festival Sabores da Colônia 2025, o próximo evento do Município, como shows nacionais e regionais, gastronomia típica, apresentações culturais, desfile temático, feira de produtos agrícolas e passeio de tuc-tuc. O evento acontece de 27 de junho a 6 de julho, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

O secretário falou, ainda, sobre as datas comemorativas que podem se tornar oportunidades de promoções e campanhas nas redes sociais para atrair visitantes, como: Dia dos Namorados (12 de junho); Corpus Christi (19 de junho); Dia dos Pais (10 de agosto); e o Dia do Colono e do Motorista (25 de julho). Também orientou o trade turístico local a usar as hashtags específicas de Nova Petrópolis, as regionais e as de inverno, como #novapetropolis, #serragaucha, #inverno, #frio.

Sangali também falou sobre o site e o Instagram do turismo de Nova Petrópolis, onde estão disponíveis informações turísticas e de eventos. Além disso, o secretário destacou os atrativos turísticos de Nova Petrópolis, os restaurantes e cafés coloniais e a rede hoteleira.

Durante sua apresentação, o secretário também falou sobre os elementos essenciais que devem compor a marca de um negócio, como: fachadas e vitrines temáticas; decoração e ambientação interna; atendimento com empatia e presença; redes sociais bem utilizadas, com uso de narrativas para transmitir mensagens, envolver o público e criar conexões emocionais, além de propósito claro.

 “O inverno é um fator crítico de sucesso na Serra Gaúcha, e Nova Petrópolis tem todas as características necessárias para fazer uma entrega marcante: clima acolhedor, beleza natural, gastronomia diferenciada e uma cultura viva que encanta moradores e visitantes. Por isso, esse lançamento da temporada de inverno tem como objetivo orientar o nosso trade turístico local a se preparar com excelência para receber os turistas, promovendo experiências autênticas e de alta qualidade. Queremos que cada visitante sinta o calor humano da nossa gente, descubra a riqueza da nossa história e se encante com cada detalhe da nossa cidade”, destacou Sangali durante o evento.

Após o lançamento da temporada de inverno, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura também apresentou um balanço geral das ações da pasta. Em janeiro, foi realizado um diagnóstico junto ao trade turístico local, para entender as expectativas e dificuldades dos empresários. Em fevereiro, a pasta trabalhou em um planejamento estratégico e chegou, em março, ao seguinte objetivo: é preciso atrair um público diferenciado a Nova Petrópolis, gerando riqueza ao munícipe. Em cima dessa conclusão, a Secretaria trabalhará com ações de promoção turística, eventos e a infraestrutura do Município.

Na oportunidade, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, salientou a importância da união da comunidade para a divulgação dos eventos do Município.

“Por meio do engajamento coletivo, é possível fortalecer a identidade local, atrair mais visitantes e valorizar as tradições culturais e turísticas da região. A participação ativa de empresários, entidades e moradores é fundamental para o sucesso das iniciativas promovidas pela administração pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Nova Petrópolis. Quando trabalhamos juntos, mostramos o melhor de nossa cidade. A união é o que torna cada evento mais forte e representativo”, disse Michaelsen.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; o secretário Municipal de Administração, Paulo Marcos Schwantz; a secretária adjunta de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Mayara Senna dos Reis; servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia; representantes do Conselho Municipal do Turismo, da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Nova Petrópolis, entre outras entidades locais, e vereadores de Nova Petrópolis.

Comentários